quinta-feira, 14 de agosto de 2008

OS 7 MAIORES BURACOS DO MUNDO

1 - Mirny Diamond Mine, Siberia
Tenho certeza que muita gente já viu esta foto. É a maior mina de diamantes a céu aberto do mundo. Com 525 metros de profundidade, e um diâmetro de 1200 metros no topo, é tão perigosa, que e proibido ser sobrevoada por helicópteros, pois alguns já lá ficaram!



2 - Kimberley Big Hole - South Africa
Aparentemente a maior escavação manual do mundo. Com 1097 metros de profundidade, renderam mais de 3 toneladas de diamantes, antes de ser fechada em 1914. O total de terra retirado dali pelos trabalhadores está estimado em 22,5 milhões de toneladas.


3 - Glory Hole - Monticello Dam
Um “ralo” que é usado quando a represa está com a capacidade máxima, e a água precisa de ser escoada. Este é o “Buraco da Glória”, na Represa de Monticello, na California, e é o maior do mundo. O seu tamanho permite que sejam escoados 407.762 litros de água por segundo. Como podemos ver nestas imagens abaixo, a água entra no buraco (1 e 2 foto), e sai já em baixo, como podemos observar na foto 3 e 4.




4 - Bingham Canyon Mine, Utah
Esta é para, supostamente, ser a maior escavação feita pelo homem na terra. A extracção começou em 1863 e continua até hoje, o buraco contínua aumentando constantemente. O tamanho actual do buraco é de 1,207 km e 4,023 km de diâmetro, mas com o tempo vai continuar a aumentar


5 - Great Blue Hole, Belize
Situado à 96,5km do continente de Belize está este incrível “fenómeno geográfico” conhecido como O Buraco Azul. Existem numerosos buracos azuis pelo mundo, mas nenhum tão impressionante como este. Próximo à superfície, perto do círculo perfeito ele mede uns 400 metros, e a profundidade central chega aos 145 metros. Obviamente o buraco é um grande sucesso dentro da comunidade dos mergulhadores.


6 - Diavik Mine, Canada
Esta incrível mina pode ser encontrada à 300km, rumo ao nordeste de Yellowknife, no Canadá. A mina é tão grande e a área tão remota que possui o seu próprio aeroporto, com uma pista de descolagem grande o suficiente para acomodar um Boeing 737. Ela também fica muito gira quando a água congela e fica transformada em gelo.


7 - Sinkhole, Guatemala
Este buracão foi o resultado de uma enorme absorção de água proveniente das chuvas e dos gotos, resultando num desmoronamento do terreno. Estas são as fotos de um desmoronamento que aconteceu na Guatemala. O buraco engoliu dúzias de casas e matou pelo menos 3 pessoas. Os polícias e os investigadores culparam um cano de esgoto partido pelo grande estrago que este gigantesco buraco causou.



Nenhum comentário: