Músico João Aguardela morre aos 39 anos vítima de cancro.
João Aguardela, líder dos extintos Sitiados, morreu no último domingo no Hospital da Luz, em Lisboa, aos 39 anos de idade, vítima de cancro, conforme se explica no blogue dos A Naifa, um dos seus últimos projectos artísticos.
O óbito da voz de Vida de Marinheiro e Vamos ao Circo, verdadeiros hinos dos finais dos anos 80 vividos em Portugal, registou-se ao final da tarde do dia 18 de Dezembro.
Linha da Frente, Megafone e A Naifa foram alguns dos projectos nos quais o músico se empenhou desde a extinção dos míticos Sitiados. Em muitos deles o músico Luís Varatojo foi seu cúmplice. Em todos eles o músico «inovador, que soube antecipar tendências», primou sempre pela «defesa da língua e da cultura portuguesas», sublinha o amigo Ricardo Alexandre no já citado espaço cibernético.
Aguardela, que completaria 40 anos no próximo mês de Fevereiro, é descrito pela mesma fonte como uma pessoa «firme nas suas convicções, determinada nos objectivos, invulgar na forma de ser e estar na vida». O seu corpo será cremado amanhã, às 16h00, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Será o último adeus a «um músico singular», nas palavras da amiga e companheira de cantorias Viviane, ex-Entre Aspas.
Assim se extingue «uma força muito positiva no meio musical», segundo Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés; um criativo distinguido em 1994 com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores.
in Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário